Toxina Botulínica na Odontologia

Harmonia facial é a nossa especialidade

O que é toxina Botulínica?

O Botox, ou toxina botulínica é produzida pela empresa Allergan, porém existem várias marcas comerciais.A toxina botulínica é produzida pela bactéria Clostridium Botulinum e provoca o que nós chamamos de “relaxamento” muscular. Alguns dias depois da sua aplicação, o músculo apresenta o relaxamento temporário, diminuindo a sua força de contração.

Quais são os benefícios?

tipos de tratamento

A toxina botulínica e o ácido hialurônico (preenchimento facial) contribuem de forma terapêutica e cosmecêutica, realçando pontos positivos e disfarçando pontos negativos que pioram a estética.

Ambos vieram para complementar os procedimentos estéticos e funcionais da odontologia e são seguros mesmo quando usados de forma repetida, desde que observada as normas e técnicas de aplicação.

O rejuvenescimento está Cepen!

Indicações para

Também para a correção e prevenção das rugas de expressão que são provocadas pela contração muscular da mímica facial, o que leva a formação de vincos na pele.

Estas rugas podem ocorrer na testa, na glabela (entre as sobrancelhas) e no canto dos olhos (“pés de galinha”) e, portanto, em todos estes locais podemos utilizar o botox. Utilizada também a toxina botulínica para melhorar o contorno da face – chamado “efeito nefertiti”, para atenuar rugas do pescoço e colo.

Correção da queda da ponta nasal além de diminuir a formação das rugas do “código de barras”.

botox

Todos esses problemas podem ser resolvidas com o uso do botox em apenas duas consultas: uma de avaliação e a outra de aplicação.

As grandes preocupações de quem desconhece os benefícios da toxina é se ela deixa o rosto paralisado (“engessado”), se fica perceptível ou se há alguma restrição após receber a toxina.

O procedimento para receber a toxina é simples, seguro e efetivo, desde que seja realizado por um cirurgião-dentista qualificado para tal.

É impossível dizer que trataremos apenas de forma terapêutica, pois quando tratamos o músculo masseter (do bruxismo), melhoramos o contorno facial do paciente. Ou seja: o botox melhora os quadros de dor e a estética do terço inferior da face, que se torna mais afilado e alongado, dando uma aparência mais jovem.

O botox se instala aos poucos. Se ela tiver baixo peso molecular, mais lenta ela será. O período que se inicia é por volta do terceiro dia e já apresenta seu completo resultado ao décimo quinto dia.

Do mesmo modo, ela vai diminuindo sua efetividade aos poucos, variando de três meses a seis meses.

O profissional determinará quando poderá ser realizada uma nova aplicação. A toxina deve ter um intervalo mínimo de três meses e para o ácido hialurônico não há intervalo, mas lembre-se que o bom senso é o que deve imperar.

Fatores como assimetrias faciais devem ser levadas em conta, um músculo de um lado em relação ao outro, o movimento pode claro! Outros fatores que levamos em consideração são os hábitos de vida, o sexo (homem ou mulher), tipo de pele (grossa ou fina), sedentário ou esportista, todos esses fatores influem na duração do tratamento.

Em casos de crianças que apresentam bruxismo, as mesmas podem receber a toxina a partir dos seis anos de idade.

Para assimetrias faciais, como sorrisos “tortos” e sorriso gengival, a intervenção pode acontecer na adolescência.

Cada caso é um caso, não há regras específicas em relação à idade, mas sabemos que a musculatura facial não responde muito bem após os 65 anos de idade.

Para ser tóxica a dose de botox precisaria ser mil vezes maior do que a dose usada nos procedimentos.

Quando realizados esses procedimentos, não há necessidade de afastamento das suas atividades diárias, mas recomendamos que após a aplicação seja evitada as atividades físicas, dormir somente após 4 horas (isso para a toxina), não realizar massagens e é sempre bom que esses procedimentos sejam realizados duas semanas antes caso você tenha um importante evento social.

Pronto pra marcar?