As lentes de contato odontológicas

A busca do sorriso de artistas, modelos e apresentadores é o que mais se procura nos consultórios odontológicos, as lentes de contato ou facetas odontológicas, são as responsáveis por esses sorrisos!

O sorriso das estrelas!!!

As lentes e facetas odontológicas são lâminas porcelana ou resina que corrigem imperfeições na cor e forma dos dentes de forma rápida, e, por esse motivo, vem crescendo em popularidade em tratamentos estéticos.

Lentes de contato são bastante efetivas para corrigir:

  • Diastemas, os espaços entre os dentes
  • Dentes quebrados ou desgastados, que ficaram mais curtos do que deveriam
  • Diferenças de textura, cor ou manchas

Basicamente o tratamento consiste em três etapas, que podem ser concluídas em três sessões, mas podem demorar mais tempo em casos mais complicados ou que envolvam muitos dentes.

Diagnóstico e Planejamento

O primeiro passo é determinar se esse é o procedimento mais adequado para o caso. O dentista precisa constatar que a boca, dentes e gengiva estão saudáveis e aptos para receber o tratamento. 

É feita a análise da cor e forma ideais, faz-se um modelo de estudo, um mock up ou prova, para que o paciente tenha uma prévia do resultado final do tratamento.

Preparo dos dentes e confecção das lentes ou facetas.

Com tudo aprovado, o dentista prepara os dentes, molda ou escaneia e encaminha o trabalho para o laboratório de prótese. 

O protético confecciona os modelos de trabalho, em gesso ou virtual. Sobre esses modelos ele esculpe as lentes ou facetas baseando-se no mockup (prova) aprovado pelo paciente e  fresa ou injeta as peças.

Instalação

Com as peças prontas o dentista condiciona superfície dos dentes preparados e cimenta as lentes usando um adesivo especial que fará a união da peça ao dente.

Cuidados e contraindicações das Lentes de Contato

As lentes duram em média 5 a 10 anos antes de terem que ser substituídas. Dependendo do cuidados sejam tomados. A manutenção profissional preventiva periódica deve ser feita. 

Alguns cuidados devem ser tomados para garantir um tratamento bem sucedido.

Escovação

Os dentes devem ser escovados depois de cada refeição, com pastas de dente não abrasivas ou cerdas macias.

O uso de fio dental também é essencial para a higienização correta das lentes.

Hábitos

Roer unhas, bruxismo, pode danificar as lentes.

Contraindicações

Dentes com muitas restaurações, muito fracos e com pouco esmalte. Nesses casos deve-se optar por outros tratamentos para melhora da estética bucal.

Saiba Mais

Índice

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso website.